As idas e as voltas

33 min.

Música barroca colonial em diálogo com o Flamenco

Se a miscigenação e a troca de ideias são o motor que põe em movimento a inovação musical, a colonização espanhola da América — com o consequente encontro das civilizações europeia, americana e africana — revolucionou ao máximo aquela máquina de criação, evolução e nascimento de novos estilos musicais. O intercâmbio de ritmos, melodias e cadências que mais tarde dariam origem ao jazz foi, séculos antes, a primeira origem do flamenco.

Pelas cidades andaluzas e americanas circulavam, em fusão e confusão, cantos e danças de torna-viagem, do Golfo da Guiné ao Caribe e, daí, até Triana e ao Golfo de Cádiz; um verdadeiro, deslocalizado e agitado melting pot onde jácaras, folias e chaconas eram património comum tanto da música popular, como da culta; guarachas de Zéspedes que nos lembram tanguillos de Cádiz, romances medievais transmitidos de boca em boca, fandangos de então e de agora, siguiriyas com acordes de passacaglia … músicas que ficaram por escrever durante séculos e a que podemos hoje voltar a insuflar vida através da intuição espontânea que nos trazem os bons músicos e o bom flamenco.

Dois espíritos criativos como os de Fahmi Alqhai e Arcángel procuram esses caminhos ainda inexplorados através da fecundação mútua da música flamenca e barroca, dois dos estilos musicais mais férteis; Arcángel e Alqhai dialogam em busca de um passado e um presente comuns através da Música, via universal de fraternidade entre povos e culturas. Artistas com personalidades inclassificáveis, de formação, antes do mais, rigorosa nas suas áreas, mas com espírito experimental, num exercício de liberdade deixando-se levar pelo puro instinto musical. Quem sabe se – inesperada, natural, intuitivamente – não nos trarão assim os primeiros aromas do paraíso perdido que nenhum musicólogo encontrou: o flamenco primitivo.

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Las Idas y las Vueltas

33 min.

La música barroca colonial en diálogo con el Flamenco

Si el mestizaje y el intercambio de ideas son el motor que pone en marcha la innovación musical, la colonización española de América —con su consecuente encuentro de civilizaciones europeas, americanas y africanas— revolucionó al máximo esa máquina de creación, evolución y nacimiento de nuevos estilos musicales: el intercambio de ritmos, melodías y cadencias que luego daría lugar al jazz fue, siglos antes, el origen primero del flamenco.

Por las ciudades andaluzas y americanas circulaban, en fusión y confusión, cantes y danzas de ida, vuelta y otra vez ida, del golfo de Guinea al Caribe y de ahí a Triana y al golfo de Cádiz: un verdadero, deslocalizado, bullente melting pot donde jácaras, folías y chaconas eran patrimonio común de la música popular y de la culta: guarachas de Zéspedes que nos recuerdan a tanguillos de Cádiz, romances medievales transmitidos boca a boca, fandangos de entonces y de ahora, siguiriyas con acordes de passacaglia… músicas que quedaron hace siglos por escrito y a las que hoy podemos reinsuflar vida con la intuición espontánea que nos traen los buenos músicos y el buen flamenco.

Dos espíritus creativos como los de Fahmi Alqhai y Arcángel buscan esas sendas hoy inexploradas a través de la fecundación mutua del flamenco y la música barroca, dos de los estilos musicales más fértiles; Arcángel y Alqhai dialogan en busca de un pasado y un presente comunes por la Música, la vía universal de hermandad de pueblos y culturas. Artistas ambos de personalidad inclasificable, de formación primero rigurosa en sus campos pero espíritu experimental, en un ejercicio de libertad se dejarán llevar por el puro instinto musical. Quién sabe si –inesperada, natural, intuitivamente- no nos traerán así los aromas primeros del paraíso perdido que ningún musicólogo encontró: el flamenco primitivo.

 

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